10/04/2010

Começando a vida

Oi amigos.

Ficamos felizes de receber tantas visitas e tantos comentários. Bom, a vida corre aqui a passos largos. Cada dia um monte de coisas novas acontece.

No momento estamos resolvendo burocracias mais do que vivendo. O dia passa correndo, com um milhão de coisas a descobrir e resolver.

Assim que fechamos o quarto com o Travis, entramos com as burocracias para receber nosso PR card (cartão de residente permanente) e nosso SIN card (cartão da seguridade social). Esses dois cartões são fundamentais aqui no Canadá. Sem eles não podemos trabalhar, por exemplo.

Estamos esperando por eles também porque a correspondência do governo será a nossa única prova formal de que vivemos neste apartamento. Com essa prova poderemos abrir conta em banco e pedir um cartão da biblioteca.

nosso prédio

O 1º mundo e sua organização quase terrorista

Eu nunca imaginaria encontrar uma biblioteca como a Vancouver Public Library.

Mari e eu estávamos indo de uma burocracia a outra quando vimos um prédio lindo e resolvemos entrar. No andar térreo, um espaço aberto com cafés, estande de livros a venda, anúncios de cursos gratuitos, fila para workshops e um anúncio de um balcão de ajuda a imigrantes no andar de cima. Resolvemos explorar e entramos. Dez minutos depois estávamos em um workshop, conduzido por uma chinesa, que explicava como construir um currículo.

Foram 40 minutos non-stop. Arrasador. Aqui é praticamente necessário fazer uma faculdade para se entender como se preparar para conseguir uma vaga.

O currículo é completamente diferente do curriculo que usamos no Brasil, e precisa ser sempre adaptado a cada empresa para a qual se aplica. Há também uma carta de apresentação que deve mostrar seu interesse pela empresa. Por último, não se deve chegar na entrevista despreparado. Vc deve saber o quanto quer ganhar (saber quanto se paga por aquela vaga no mercado), o que vai fazer, como as pessoas daquela empresa se vestem e... tudo o mais. Isso para cada empresa.

Então na biblioteca eles te ensinam como se preparar para tudo isso. São mais de 500 livros sobre como fazer o curriculo, uns 200 sobre cartas de apresentação, não sei quantos sobre entrevistas, além de DVDs para vc observar e treinar como se portar para não cometer gafes e causar a melhor impressão.

Há na biblioteca toda uma sessão sobre as empresas canadenses, quanto elas faturam, o mercado em que atuam, sua posição na economia e tudo o mais. Além de publicações sobre cada área da economia, quanto são os salários em várias cidades e províncias. A biblioteca também oferece, dentro do seu site, anuários, busca de empregos e um monte de ferramentas.

O workshop também deu uma rápida explicação de como se localizar lá dentro e sobre vantagens de se ter um cartão da biblioteca, que te dá acesso a tudo isso, mais computadores e impressoras e um monte de coisas.

Saímos exaustas.

Uma brasileira que conhecemos falou que aqui no Canadá se diz que procurar um emprego é um emprego em si.

Pretendemos nos enterrar na biblioteca para preparar um primeiro curriculo nas próximas semanas.

Depois vamos em um desses centros de ajuda ao imigrante, onde eles podem nos orientar melhor, já com base nesse rascunho.

UFA!


Curso de inglês

Nosso inglês não é lá essas coisas, principalmente o meu, que não tem praticamente nenhuma educação formal por trás. Resolvemos então ir no Immigrant Services Society of British Columbia que, entre outras coisas, oferece cursos de inglês mais baratos.

Mari se inscreveu em dois cursos, um de gramática e outro de conversação, enquanto eu me inscrevi em um intensivão de inglês. Então, a partir do dia 26, terei aulas todas as manhãs e à tarde terei exercícios para fazer, como na escola. Nesse intensivo são três módulos, iniciantes, intermediário e avancado. Estou no intermediário. Caso eu complete o primeiro módulo com sucesso, devo fazer o segundo módulo em seguida e completar o curso em 2 meses. Tomara que eu consiga.

Lá também nos informaram que o governo canadense dá incentivos para que os imigrantes estudem em cursos de extensão e faculdades, como bolsas e financiamentos. Nós estamos doidas para fazer algum curso na nossa área para expandir nossos horizontes, mas é tudo muito caro. Pra gente rico. Estávamos sem saber como fazer e agora surgiu essa possibilidade. Ainda não sabemos como funciona, mas nos deu alguma experança.

Estamos felizes também com esse curso de inglês, porque ele será a oportunidade de estabelecer, novamente, alguma rotina.

o corvo não sabe ler


Caminhando pela cidade

Vancouver é um lugar engraçado.

Você vê muito mais orientais do que canadenses. Por conta disso a cidade que, oficialmente, é bilingue, passa a ser trilingue. Com cartazes, letreiros, posters e nomes de bancos em chinês.

Há lugares lindos, e há lugares que parecem ter saído de um filme americano onde só há estacionamentos e mega-estores.


Você não vê policiais nas ruas, mas eles pulam do meio das moitas.

Os drogaditos realmente ficam em APENAS uma rua (pelo menos aqui próximo a downtown).

Os canadenses se entopem de besteiras e são, praticamente todos, magros.

Nas drogstores o que menos se vê são remédios. O que se mais vê são salgadinhos e máquinas fotográficas.

Os canadenses são cabeçudos (fisicamente falando).


Coisa de mulherzinha

Nunca fomos de usar cremes nem nada assim. Mas desde que chegamos descobrimos que ser mulherzinha, aqui, é obrigatório.

Depois de pouco tempo sua pele fica seca, parece que vc envelhece 10 anos. E os lábios racham. Horrivel.

Então estamos aqui testando toda sorte de cremes e protetores labiais.

No momento estou usando um hidratante brasileiro na perna esquerda e um canadense (caríssimo, mas ganhei amostras grátis) na direita. Vamos ver quem ganha.

Ah! se rosário estiver lendo: o creme para o rosto melhorou muito os efeitos do frio e melhorou as linhas de expressão. Obrigada.


Chocolate quente

Viciamos. E pronto.


Quarto novo

Pois é. Não tinha falado disso ainda.

Então, estamos na casinha nova e, por enquanto, tudo ótimo.

O quarto é grande e a cozinha espaçosa, com uma mesa e janelas para o mundo exterior (tanto no quarto quanto na cozinha).

vista do quarto

Travis é um rapaz bacana, novinho. Tem uma namorada que parece ser bacana também. Ele é novo na cidade, está aqui a apenas 1 ano. Os pais dele moram aqui no prédio e a familia gerencia, junta, o condomínio. Ele está estudando para ser policial. Enquanto isso trabalha, também, em uma casa de burritos.

Estamos um pouco receosas com o ocupante do outro quarto, que ainda não chegou.

No andar de baixo do edifício há uma boa academia. Quinta me exercitei pela primeira vez e ontem Mari foi também. Acho que vai dar pra entrar em forma.

Minha mãe me fez prometer que não vou voltar gorda (embora eu ache que já estava gorda ao sair do Brasil).


Clima maluco

Outra coisa engraçada sobre Vancouver é que o tempo muda o tempo todo. Chove um dia, faz sol no seguinte. Terça e quarta fez um tempo gelado e molhado. Chuva o tempo todo. Então anteontem e ontem acordamos com o sol na cara. Hoje também. Amanhã ninguém sabe.

Por conta disso ontem resolvemos nos dar uma folga das burocracias e dar uma volta no Stanley Park, que fica aqui do lado.


Dia off

Ai que delícia um dia sem obrigações!

Acordamos cedo (não consigo acordar tarde, foda), fizemos ginástica, lavamos roupa, arrumamos o quarto, fizemos almoçinho, tomamos um café na esquina e fomos andar até o Stanley Park.

Como eu já disse no post anterior, estamos super bem localizadas aqui. Na verdade, se vc seguir minha rua (Haro street) até o fim, dá praticamente na entrada do parque.

Mas resolvermos ir até o litoral (no mapa, coal harbour) e seguir andando.

Realmente aqui é um lugar maravilhoso.

Embora estivesse muito sol, o tempo estava entre fresco e frio durante o dia. Passeamos a beça pelo Stanley, pelo litoral.

botei o dedo no pacífico

Quando cansamos de andar, entramos para a parte interna do parque para cortar caminho e eu tive um momento de de volta à infância balançando loucamente (que delícia)...

e depois de plena felicidade...



Fomos à praia rir um pouco

eu ri

já a Mari não achou tanta graça


morrer de frio

e ver o por do sol.

Para finalizar o passeio fomos a um restaurante ucraniano na Denman St (minha rua favorita até agora), onde pudemos provar algumas iguarias...

Célula terrorista

Antes que eu me esqueça! Encontramos a célula terrorista um desses dias na rua. Ele quis saber porque escolhemos outro apartamento. Demos explicações detalhadas em voz baixa e calma.


7 comentários:

  1. AMEI o momento de pura felicidade. :D
    Good vibes daqui procês. Sempre.
    :********

    ResponderExcluir
  2. o frio me fez relembrar noruega, tá animadíssimo isso aí, sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Que belezura de vida!! Boa sorte para o emprego, tomara que consigam rapidinho!

    E Barbs, vc daria uma boa Mary Poppins! Adorei o videozinho, coloquem mais!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Tudo indo muito bem! Fico feliz por vcs!
    O morador do outro quarto há de ser gente fina!
    Estou aqui na torcida.
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  5. Que belezura meninas!!! boa sorte nos cursos! bjs

    ResponderExcluir
  6. Que os momentos de felicidades sejam frequentes... ;-) E concordo com o comentário anterior: excelente mary poppins!! hahahah

    ResponderExcluir