05/12/2014

O outono e as visitas



Faço uma pausa nos meus relatos de viagem para falar do fim do outono, que se aproxima.
Hoje é dia 5 de dezembro e, embora o começo oficial do inverso venha apenas no dia 21, a sensação aqui na terra gelada é de que o inverno já começou há tempos.

É muito diferente morar em um país em que as estações são tão claramente marcadas, depois de uma vida inteira no Rio de Janeiro. Uma vida inteira de muito calor, muito sol, e um ou outro dia frio de chuva.

Quando minha mãe veio visitar, 2 outonos atrás, ela não conseguia entender como podia ser dia claro e ainda sim não estar quente. Eu a mandava colocar o casaco antes de sair.

- Não pode estar frio, Bárbara. Tá sol!

A frase virou piada interna aqui em casa, principalmente nos dias ensolarados quando faz -16 lá fora. Não pode estar frio, tá um sol danado!

Nesses pouco mais de 3 anos que estamos aqui as visitas que recebemos foram essenciais para nossa sobrevivência. E quantas visitas tivemos! que sorte! Algumas rápidas, outras tão demoradas que já deixaram de ser visitas. Nosso spare room tem nome - o do último ocupante a deixá-lo.

Nosso primeiro visitante, logo que chegamos, foi meu irmão, que veio para o Natal de 2011. Logo depois, a amiga Priscila passou um mês conosco, ainda no apartamento antigo. E nós sobrevivemos a um mês dela vivendo na nossa sala (eu sou um monstrinho e o fato de ela não ter sido comida viva é relexo de que eu a amo verdadeiramente). Ainda com ela aqui, vieram Diogo e Cris que, depois de poucos dias, viajaram com a gente para Montreal. Meu pai e a Ro, sua mulher, vieram me visitar rapidamente e com eles eu e D. Mari fomos para Niagara Falls pela primeira vez.

Quando fomos procurar um apartamento para nos mudar queríamos um apartamento de dois quartos, para poder receber tanta gente e não querer matar ninguém.

A primeira visita foi minha mãe. Quando ela chegou nem cama tinha e juntas montamos seu quarto. Van e Raquel vieram depois e em seguida os visitantes foram pessoas que chegaram via airbnb, pois alugávamos o quarto até um certo He-man nos traumatizar pra sempre. Nesse meio tempo, A amiga Vanessinha veio passar um mês e ficou dois. Cris também chegou junto com ela e uma amiga para ficar uma semana. Todo mundo espremido no quarto de visitas. Carina, uma amiga de Vancouver, veio depois. Sergio, um amigo que fizemos quando alugou nosso quarto, pediu para ficar aqui em casa um tempo e morou conosco um mês. Logo voltou Raquel, para fazer um curso aqui em Toronto e hoje ela já faz parte da paisagem de amigos presentes - felizmente não mais no quarto de visitas. Meu irmão voltou com a namorada, Rebecca, para um final de semana que me deixou pra lá de feliz. Livia chegou com toda sua ruivisse para alegrar nossas vidas logo depois e, finalmente, uma prima minha alemã que mora em NY, a Chiara, veio também passar um final de semana.

Puxa! quanta gente.
Me pergunto se estou esquecendo de alguém.

Volto a falar do outono.
Acho que não há nada mais impressionante que o outono. Nem mesmo a primavera.
Raquel me contou que chorava todos os dias. É uma chorona mesmo. Comprou uma câmera e registou o motivo de tanto choro. Eu pedi para compartilhar por aqui.

A merda agora é: Winter is coming!
E, depois do inverno passado, eu tenho medo!



a 1/4 film: autumn... " a vida é o perfeito contraste em seu alvorecer" from raquel dabarra on Vimeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário