28/04/2018

Visitando Toronto - Museus

Outro dia uma amiga me perguntou dicas turísticas da cidade. Ela tinha poucos dias livres e queria otimizar os passeios.

Infelizmente pra mim é muito difícil dar esse tipo de dica. A questão é que a cidade não é uma cidade super turística como Nova Iorque, onde você sabe onde ir e o que ver. Os pontos turísticos de Toronto são poucos. E eu sinceramente não acho que o mais interessante da cidade seja ir no óbvio.

Pra mim essa cidade é uma cidade para ser explorada. A pé, de bicicleta, de TTC (transporte público). Carro é totalmente dispensável, ao meu ver. Na verdade, carro acrescenta um obstáculo pois estacionar no centro da cidade pode ser um exercício de paciência.

Então, o que fazer em Toronto?

Vou dar sugestões de coisas que Eu, Barbs, acho legais de fazer.
Nesse Post, vou falar de museus (etc.) que eu gosto.

THE AGO




A AGO (Art Gallery of Ontario) tem ótimas exposições de arte. Tanto exposições fixas como mostras especiais. Como boa parte dos grandes museus de arte, tem uma coleção grande de obra clássicas. O que é diferente nesse museu é a grande quantidade de Obras canadenses e indígenas. O museu é enorme e é fácil se perder lá dentro. Aliás a arquitetura é bacanérrima. Recomendo mais de uma visita.

Dica: às quartas à noite (de 6pm às 9pm) a entrada é franca.



Arredores: O museu fica na esquina da Dundas com a McCaul. Olhando pro sul, você vai ver a CN tower e o prédio da OCAD (Ontario College of Art and Design). é Um prédio bem bacana. Andando para o sul, no número 14 da McCaul tem uma loja de aluguel de fantasias bacanérrima de visitar. Tem um pouco de tudo lá.



THE ROM




O ROM (Royal Ontario Museum) é um museu multidisciplinar. O museu abriga coleções de Dinossauros, Múmias, Arte Indígena, Vestuários de Época, Estátuas Romanas, Esculturas chinesas e muito mais. Também tem exposições especiais, como de arte negra canadense ou aranhas ou moda... Enfim, é um desses museus com um pouco de tudo e tem muita coisa bacana.

Dicas: Às terças o ingresso é gratuito para pessoas cursando college ou universidade no Canadá. Às sextas à noite entre 17:30 e 20:30 a entrada tem descontos para todos.

Às sextas à noite rola uma festa dentro do museu. A partir das 19h você pode comprar entradas para a festa que acontece no meio da galeria. Para entrar tem que ter 19+ anos, pois há consumo de bebidas alcoólicas.



Arredores:
O ROM fica muito próximo do campus da Universidade de Toronto (UofT), que é um campus super bacana de visitar. Se você tiver uma loucura por sapatos, caminhe até o BATA SHOE MUSEUM, que tem uma exposição permanente de sapatos ao longo da História e sapatos de pessoas famosas. Eu acho um porre mas...



CASA LOMA




A Casa Loma é um castelo que foi construído no começo do século XX, por um industrial canadense que sonhava em receber a Família Real em sua casa. O castelo é enorme e cheio de passagens secretas. Há uma sala de cinema na entrada que conta a historia do homem por trás do museu e eu recomendo ver esse filme antes de mais nada. Infelizmente o filme é todo em inglês. Depois, pegue um audio tour e vá andando pelas muitas câmaras do museu. Dentro há uma lanchonete com bons lanches (preços caros). Explore o túnel subterrâneo que leva a outros prédios e o Jardim. No verão há concertos no jardim e no outono a Casa se transforma em uma casa mal assombrada.

Dicas: Várias películas foram filmadas aqui. De X man a Chicago  série Hanibal da Netflix.

Se você gosta de scape rooms (jogos nos quais grupos tem 1 hora para resolver um mistério), aqui é oferecido alguns jogos com atores e o escambau. Achei esse trailer online:





AGA KHAN MUSEUM




Outro museu lindíssimo que, por ser um pouco fora de mão, só fui conhecer esse ano. O Aga Khan é um museu dedicado à história, cultura, arte e perspectiva dos povos islâmicos. O museu é lindo de tirar o fôlego, tanto em termos de arquitetura quanto a coleção no seu interior. Há apresentações musicais, debates, filmes, biblioteca... enfim, uma gama de coisas para se fazer.

Embora seja fora de mão é tranquilo chegar de TTC. Tem um ônibus que deixa na porta.

Dicas: Há uma lanchonete dentro com comidas bem gostosas (e caras).

Às quartas feiras a entrada é gratuita entre 4pm e 8pm.


FORT YORK NATIONAL HISTORIC SITE





Esse forte foi usado na Guerra contra a invasão americana no começo do séc. XIX. Várias estruturas podem ser visitadas por dentro voluntários vestidos de soldados, guardas, cozinheiras etc. oferecem realismo à visita. Nos meses de verão há disparos de canhão e exercícios militares.

Dica: Muitos concertos e festivais são realizados aqui, então é importante planejar a visita com alguma antecedência.



Arredores: O lago Ontário fica muito próximo ao forte, então vale uma caminhada até lá. Próximos também estão o Exhibition Place o bairro Liberty Village, com bons bares e restaurantes.

Exhibition Place
Liberty Village

Nenhum comentário:

Postar um comentário