04/04/2010

Chegamos!

Bem vindos, amigos.

Hoje é domingo de Páscoa.
Uma óbvia gripe nos faz ficar no quarto e eu aproveito pra criar e escrever este blog.

Neste post inicial, vou contar como foi nossa viagem e primeiros dias.

De tempos em tempos a gente escreve alguma coisa, pra matar a curiosidade dos amigos e manter um diário da nossa vinda ao Canadá.

A Mari falou que ela também deve escrever de vez em quando.

A viagem


Chegamos no aeroporto levadas pela amigas Van e Assombração e por minha mãe. Foi tudo meio corrido porque estávamos em cima do lance pra fazer o check in e eu estava muito nervosa, com medo de dar algo errado. Entramos no avião já cheio, mas ele nunca decolava. Segundo a Mari, essa é a nova técnica das infraero: pra não demonstrar o atraso, botam todo mundo pra dentro do avião e ficam lá, esperando a hora de decolar. Ficamos uns bons 90 minutos parados, eu morrendo de vontade de ir ao banheiro, e não me deixavam, pois o avião poderia levantar voo a qualquer momento. Chato a beça.

Por causa disso chegamos atrasadíssimas em São Paulo e tivemos que passar correndo (literalmente, correndo pacas) pela receita federal, ouvimos nosso nome ser chamado e nós fomos as últimas a entrar no avião. O voo até Toronto foi longo mais muito tranquilo.


Avião mega confortavel, com uma tv na poltrona cheia de filmes para assistir. Depois chegamos a Toronto também bem na hora do voo pra Vancouver. Passamos pela imigração, que foi bastante simples. Não perguntaram muita coisa e a Mari, que estava cheia dos papéis provando isso e aquilo, nem teve chance de mostrar nada (ela brandia os papéis pra todo mundo). Antes do embarque da conexão, porém, revistaram minha mochila e fizeram teste de pólvora nas minhas mãos. Só nas minhas, nas de ninguém mais. Acho que tenho cara de terrorista.


De Toronto pra cá foram mais cinco horas de voo, só que, dessa vez, de dia. Ficamos na janela e a paisagem era muito sinistra. Por algumas horas, tudo era uma planície gigante, marrom. Depois de um pouco começaram a aparecer uns lagos congelados e, na última hora e meia de viagem, a paisagem era só de montanhas nevadas. Uma atras da outra. Muito impressionante.





1o dia


Chegamos em Vancouver muito cedo de manhã.

O hotel em que nós estamos é sensacional. Fica no West End, parte chique da cidade, a duas quadras do mar. Tínhamos reservado um quarto pequeno, mas como mudamos a data da nossa chegada e, para este final de semana, os quartos menores estavam cheios, nos deram um quarto maior pelo mesmo preço. Estamos em um apartamente de quarto, sala, cozinha, banheiro e varanda. Lindo. Eu moraria aqui pra sempre se não custasse uma fortuna. Tem tudo: wi-fi, cable tv, tábua de passar (!), jornal na porta todo dia, banheira, cama king size... parecemos gente muuuito rico aqui. Aliás, super recomendo esse hotel, se alguém algum dia vier. Dá pra botar 4 pessoas nesse quarto, pois o sofá é um sofá-cama.

Bom, chegamos, largamos as coisas e saímos para dar uma volta, mesmo mortas, pois fazia um dia de sol. Pelas nossas informações aqui chove tanto que, quando faz um dia de sol é praticamente obrigatório sair para passear.

Confesso que foi um passeio meio assustador. Decidimos caminhar pela cidade sem muito rumo. E, aqui do lado, fica o centrão, super chique e cheio de arranha céus. Andando a esmo, morrendo de frio e vendo preços altos por toda parte, ficamos com medo. O primeiro pensamento que passou pela nossa cabeça foi: que diabos viemos fazer aqui? Então entramos em Gastown, que é a parte antiga da cidade. Quando começamos a ficar mais a vontade encontramos a famosa rua dos drogaditos.

Ficamos impressionadas com a tal rua. Você está andando por ruas meio vazias e, no cruzar de uma esquina, a rua se enche de pessoas com rosto de zumbis andando a esmo, pedindo esmola. Na rua, seringas no chão. Deu medo. Depois de outra esquina, eles somem. (tudo é muito organizado aqui)

Voltamos pro hotel muito cansadas e um pouco assustadas com a cidade. Eu estava me sentindo como o personagem de uma novela que vi no passado, um sertanejo que vai parar em São Paulo e vê aquela cidade enorme, o engolindo. Cheguei no quarto umas 5 da tarde, deitei na cama e fui dormir. Mari não conseguia dormir, então foi à praia e viu um por do sol que a deixou toda animada.

Procurando um quarto




Nada como acordar com um belo café da manhã.
Passamos quinta, sexta e sábado procurando apartamento e comprando um ou outro ítem de roupa.
Nosso humor melhora a cada dia, apesar do frio e da chuva.

Visitamos 5 apartamentos que têm quartos para alugar. Só em um deles o cara que estava alugando o quarto era canadense.

O primeiro quarto ficava num prédio enorme, no centro. Quem estava alugando era uma menina mexicana e sua irmã. A irmã não conhecemos, mas ela simpaticíssima, fomos de cara com a cara dela. O único problema do lugar: quarto pequeno demais, mal cabia a cama.

O sugundo: Uma turca que têm apartamentos e aluga quartos neles para estrangeiros. Apto mínimo, a sala convertida em quarto, o quarto pra nós sem janelas. Mas num puta prédio tb.

O terceiro: Um iraniano que mora em um quarto e sala em outro desses prédios. Ele mora na sala. Cara estranho, apto feio.

O quarto: Um predio pequeno, aqui no west end, numa rua residencial. Nos abre a porta Travis, um canadense baixinho, novo e simpático. Ele é tipo o gerente do prédio e está alugando quartos no apto para o qual está se mudando. Nos mostra o quarto: Grande. Com uma mesa grande e janelas. A sala vai ser o quarto dele, mas a cozinha tem mesa e cadeiras. Nos mostra o prédio, tem academia e sauna. Do lado de tudo. Saimos felizes.

O quinto: um negão, com cara de
Laurence Fishburne em The Matrix, chapéu de mulçumano, estrangeiro não sabemos de que país e voz muito baixa e tranquila (o que nos deixou em pânico, pois parecia um daqueles caras que, se vc não paga o aluguel te mata, joga o corpo no rio e segue a vida). O cara era um homem de negócios, cheio de apartamentos pra alugar, conhecia todo mundo no prédio. Nos mostrou um apto bacana, mas o quarto era pequeno e sem janelas. Mari achou que ele tinha cara de célula terrorista. Realmente aquela voz baixa era assustadora.

Decidimos que o apto do Travis era o melhor. Os outros prédios eram mais completos, têm Home Theatre, piscina, bilhar, academias maiores e tal, mas quarto pequeno e sem janelas não dá. E ontem à noite, indo ao cinema, descobrimos que o apto é mais bem localizado do que imaginávamos, do lado de tudo. E numa rua residencial e arborizada. Estamos felizes. Ligamos pro Travis e fechamos. Nos mudamos na terça, pois ele acabou de colocar carpete e ainda está fazendo alguns reparos lá.

Felizes também porque o quarto é quase 300 dólares mais barato do que os outros. Dá até pra gastarmos uma grana comprando uma câmera fotográfica decente.


Celulares

Em Vancouver quase não se vêem mais telefones públicos. Quando marcamos de ver um quarto, os donos do do apto nunca nos dão o end completo. Marcam na esquina ou embaixo do prédio e esperam que você ligue pra eles para te buscar. Depois de algum perrengue por conta disso, compramos telefones celulares. Sem eles você não é ninguém.

Temos 4 números nos nossos celulares: uma o da outra, o do Pedroca, o do Travis e o da Mexicana, pois marcamos de tomar uma cerveja com ela qq hora. Realmente fomos muito uma com a cara da outra (e estamos carentíssimas de amigos. Falou meia dúzia de palavras com a gente, a gente já chama pra sair).

Comida


Pra todo lado você vê restaurantes mexicanos, chineses, de hamburguer, pizzarias, tailandeses, cafés e falafels. Mas comida de verdade ainda não vimos. Depois de três dias comendo essas besteiras meu estômago passou uma noite inteira reclamando. Ontem fomos ao mercado (caríssimo esse, parecia o Zona Sul) e compramos arroz, frango, salada, abobrinha. Que delícia comer a minha própria comida. E que bom é saber cozinhar. Se não fosse isso eu tava perdida.

Linguas


Mermão aqui é realmente a terra dos chineses. Muitos muitos muitos. Andando na rua vc ouve eles conversando em mandarin (ou cantones, sei lá), mas ouve também gente falando em espanhol, alemão, japonês, francês, português e outras línguas indistinguíveis para meu ouvido ignorante. Muito louco.

Uruguaiana


Então, ontem, depois de conhecermos Travis e seu apartamento e de darmos uma volta na praia (que é bem perto), fomos parar na ChinaTown onde nos sentimos em casa. Parece MUITO a Uruguaiana, tudo mais barato e meio feio. Uma delícia.


Frio

Tem feito muito frio aqui. Não seria tão frio se não ventasse, mas o vento faz os ossos congelarem.

Compramos casacos (eu agora tenho um THE NORTH FACE!!!!), luvas, gorros, echarpes. Estamos melhor equipadas. Mas o frio tb faz racharem os lábios e não há manteiga de cacau que detenha isso. Pedroca disse que existem um baton específico pro frio. Hoje ou amanhã vou comprar.

Gripe e tempo


Esses entra e sai de lugares quentes pra rua fria só poderia nos deixar gripadas.

Hoje, lindo dia de sol, estamos nos recuperando no quarto. A previsão é de chuva pros próximos dias, mas que em 5 dias vai fazer sol por outros 9. Esperemos. Ao que parece este ano fez um inverno atipicamente quente (quase uma primavera) e agora faz uma primavera atipicamente fria (quase invernal).

Enquanto meu irmão curte 20oC em NY a gente aqui vivendo esses 4oC em Vancouver. Sortudas, né?


Bom, é isso. Estamos felizes e ansiosas pra começar a vida nessas terras. Hoje é dia de descanso e eu falei pacas. Então beijo tchau.


19 comentários:

  1. Barbs, vc fala hein... que bom q já acharam um apê, estão se fazendo local, isso aí... Go Barbs and Mary! Go!
    Bjs pri

    ResponderExcluir
  2. Filha, muito obrigada por este blog. Está fantástico, cheio de informações e fotos. Valeu, valeu, valeu!!!
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Filha,

    Mantenha sempre atualizado o blog.

    Você levou os remédios como combinamos?

    Se cuida.

    Pai

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbs!!
    Que bom ter notícias de vcs, e que fofos são seus pais (e os posts deles logo aqui acima). Um bjão pra vc e pra Mari e boa sorte!
    Onça

    ResponderExcluir
  5. Adorei as notícias. E me diverti, hehe!!! Q bom q está correndo tudo bem!!! É uma ótima maneira da gente se sentir pertinho.

    bjs queridas!!!

    Taissa

    ResponderExcluir
  6. Meu! Muito legal.
    Se joguem!

    Beijos paulistanos
    Bd

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Tô torcendo pra tudo dar certo!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. adorei a descriçao do negão! senti até medo dessa pessoa..rsss...boa sorte aí pra vcs! muito bom o blog! bjs, Simone

    ResponderExcluir
  9. Oi querida ! Adorei ter notícias ! Sabe que eu estava pensando em te mandar um e-mail tipo : mandem notícias de lá, pra saber como foi a chegada, como estão... e aqui está ! Melhor impossível ! Maravilha já terem alugado o apt, achei que irir demorar mais!
    e obrigada por me fazer rir à beça no final de um dia estressante de trabalho como foi esse meu domingo de páscoa, um presente, mesmo.
    mil beijossss e boa sorte!
    Marina

    ResponderExcluir
  10. Queridas, adoreeeei o blog! Tou muito feliz por vocês. Bom ver essa fotinha das duas risonhas.
    Saudades inevitáveis, né?, mas torcendo muito por vocês nessa vida nova.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Queridas, que bom que tudo está correndo bem!
    Já arrumaram um apê legal e bem localizado, ótimo!
    Adorei o blog e fiquei feliz com as notícias.
    Muito boa sorte por aí!
    Beijão!
    Renata.

    ResponderExcluir
  12. Já fiquei viciada... Quero maaaaaaaaais!!!
    Your mother

    ResponderExcluir
  13. Uau!!! Cronistas de primeira vocês duas!

    Adorei essas primeiras impressões...

    Continuem mandando notícias que a gente fica duplamente feliz de saber que tá dando tudo certo e de poder ler esse diário tão bacana!

    Beijos e saudades, Fê

    ResponderExcluir
  14. Amei a idéia do blog, Bárbara. Me faz achar que você não está tão longe assim. Muitas saudades de você. Boa sorte no novo apartamento e na nova vida. E fique longe da célula terrorista!
    Beijos,
    Carlos

    ResponderExcluir
  15. amiga - adorei o blog, adorei as noticias, me senti como se estivesse ai com vcs, uma mosquinha vivenciando o frio, o estranhamento, o encantamento, as expectatives. se cuidem e aproveitem. muitos beijos, Cla

    ResponderExcluir
  16. O maior charme dest estréia de blog são os comentários de seus pais! ´rsrsr
    Uma delíícia o blog, amei! Vou contar tudo pro Iuri qd ele acordar. Beijos, Laura

    ResponderExcluir
  17. que incrível esse blog, girls!!
    adorei não precisar escrever perguntando sejátêmapartamentoetrabalhoeamigos.
    muita sorte e amor.

    <3, vita.

    ps.: achei a cidade lieeenda, quero visitar, tá?

    ResponderExcluir
  18. Filha

    Como a turma dise seu blog está D + !!!!!

    Além de rico é divertido. Passa a ser sua obrigação com os pais e amigos escrever pelo menos uma vez por semana.
    Você não calcula como isto conforta nossos corações.

    AH ! Recebi o VISA. Cuidado !

    Bjs

    Pai

    ResponderExcluir
  19. Oi Ba! Oi Mari!
    Finalmente consegui contactar vcs. Fiquem calmas porque eu também já passei por isso e no começo é barra, mas pode ter certeza que os dias bons virão. Paciência, persistência, tolerância, foco, objetivo de vida, concentração e otimismo. É na dificuldade que a gente se conhece e aprende a viver melhor. Continuem na labuta. Ainda vou aí escalar com vc Bá.
    Manda um e-mail pra gente se falar mais: gfdesigner@ig.com.br.
    Grande beijo pra vcs!!!

    ResponderExcluir