28/04/2010

Altos e baixos


Amigos,

pedimos desculpas pela falta de notícias.
A vida aqui anda caminhando em passos largos e curtos, fora de rítmo e desconjuntados...

O que aconteceu foi que as primeiras obrigações burocráticas foram cumpridas, nós estamos assentadas, em um bom apartamento, morando com um casal de ingleses muito bacana e o travis, um menino de 20 anos canadense muito legal também. Nós começamos o curso de inglês, recebemos nossos cartões de seguridade social e estamos esperando pelo nosso cartão de residente permanente.

Por outro lado, cairam várias fichas.

A primeira é de que o tal choque cultural é meio barra.

Meu maior choque é a cultura do consumo: por aqui vc paga por tudo. vc paga pra comer (MMMMMUUUUUUIIITTTOOOO), pra beber (UHU! DEMAAAAISSS), pra ver filme. Ok, mas vc paga muito também pra ir a qualquer museu. Nada custa menos de 12 dolares. NADA. e daih pra frente.

Outro dia tentamos ir no aquário municipal: 22 dolares. Fomos no science world: 46 dolares. Saimos pra beber um pouco: 90 dolares. Pensamos em visitar um parque onde ha uma bela ponte de madeira em cima de um precipicio: o parque é gratis, mas a ponte (nada demais) é 18 dólares! Ir nas montanhas aqui na frente? nao sairia por menos de 90. Esquece!
O que acaba fazendo com que vc se sinta culpado de sair.
E aqui mora a galera mais rica do Canadá. Galera que parece ter saido diretamente de propaganda de perfume. Então você vê que quem acha tudo esquisito é você e que os outros acham tudo normal.

A Mari sofre com a ignorância alheia.
Ontem, por exemplo, ela entrou numa longa discussão em sala de aula com a professora a respeito da geografia da América.
A professora insistia que existem 7 continentes no mundo: América do Norte, América do Sul, Europa, Asia, Africa, Oceania e Antártica.
Mariana dizia: 1º A América é um único continente. 2º Você está ignorando toda a América Central.
A isso a professora respondia que a America central nao existia era só "uma coisa esquisita no meio do caminho".
Mariana ontem não falava, bufava.


É difícil conviver com a falta de trabalho

Estamos aqui a menos de um mês aqui e já fizemos muito, mas ficamos sempre com aquela impressão que deveríamos já ter corrido atrás de trabalho.
A pressão é maior porque vemos o dinheiro saindo muito rápido. Nosso principal turismo tem sido percorrer Vancouver atrás dos supermecados, lojas de roupas, e toda espécie de mercados baratos ou em promoção.
Ao mesmo tempo temos que construir nosso CV gringo, que é bem diferente do CV normal. Eu acabei de terminar meu primeiro cv de edicão e produçao e vou começar em breve o meu de garçonete. Mari está começando o dela.
É trabalho pacas, queimação de mufa.
Além disso, não estamos acostumadas com não trabalhar. Então ficar "à toa" é foda.
Pra piorar o casal de ingleses está numa situação parecida, então nos retroalimentamos com nossas neuroses de falta de trabalho.


Não temos amigos muitos aqui

só a galera aqui de casa. Sentimos falta de vocês...


Por causa de tudo isso

Passamos por uma semana bastante down.



Mas é assim mesmo

Todo mundo passa por altos e baixos em um processo como esse.
Meu deus! desfizemos nossa vida e viemos para um país novo, com cultura diferente, clima diferente, lingua diferente, comida diferente, rostos diferentes... E viver isso cansa muito. Adaptar cansa. É um processo que estamos vendo se vai dar certo ou não. Esperamos que dê.

Hoje acordamos novamente otimistas, pois meu 1º cv está pronto, o da mari a caminho, o sol brilhou o dia inteiro, o flamengo ganhou do corinthians e nós recebemos um convite de uns amigos de minha amiga namibiense para jantar amanhã.


Futuramente no blog

Vou fazer uma postagem de coisas que descobrimos nessas andanças pela cidade, falar sobre lugares e preços de coisas e fatos sobre Vancouver.
Just in case alguém que esteja pensando em imigrar e vir
morar por essas bandas.
Fizemos algum garimpo e temos algumas coisas pra contar.

E também, claro, novas aventuras.

Beijocas e tenho que dormir, que amanhã temos aula.


4 comentários:

  1. Oi amigas!! Força na peruca que as purpurinas vão encantar!! Mãe Priscila diz que tudo ficará bem, o Fogo do Fígado da Mary abaixou e o caminho agora não terá mais cinzas, ficou tudo claro e que no meio do caminho várias oportunidades surgirão. É só andar... Vcs são mihas heroínas! Beijão no coração, Prity

    ResponderExcluir
  2. Haahahahah... A da América Central foi a melhor!!! :D

    Faco minhas as palavras de Caliman: força na peruca que tudo ficará bem!

    Beijocas! J.

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu nunca vi um namibiense na vida.

    A cultura geográfica canadense parece emular a de seu vizinho do sul.

    Aliás, o Canadá não tem vizinho no norte. O mundo acaba logo depois.

    Bjs

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Lindinhas, mandem mais notícias!!! Como será que passaram nesse maio que já acabou?
    Espero que momentos dows e crazy ladies não tenham mais surgido...
    mil beijos
    Marina

    ResponderExcluir