15/01/2015

Viagem à Europa parte 12 - Kutná Hora, Rep. Tcheca

A 60 km de Praga, Kutná Hora foi uma das cidades mais importantes da Bohemia durante o medievo. Sua importância vem das minas de prata que geraram grande riqueza para a região e hoje a cidade tombada como patrimônio cultural mundial pela UNESCO.

Dentre as atrações do lugar estão a Igreja de Santa Bárbara dos mineiros, visita guiada a uma mina de prata, um pequeno museu de alquimia, a fonte de água gótica do século XIV (acho) e o famoso Ossário de Sedlec, que motivou a nossa visita.

Aqui há um site tcheco, em português de Portugal, que fala dessas e de outras atrações.

Para chegar lá é possível fazer excursões desde Praga ou, como fizemos, pegar um trem de uma hora para lá. Uma vez na cidade, pega-se um trenzinho rápido até o Ossário (5 minutos). É possivel voltar para Praga desde o centro da cidade que fica mais ou menos a 30 minutos a pé, do Ossário. Muita gente pega taxi ou ônibus entre uma coisa e outra, mas eu e D.Mari gostamos de economizar. Dica importante: planeje a viagem principalmente se quiser ir visitar as minas, pois as excursões ficam cheias (nós não fomos).

Bom, rapidamente sobre o Ossário:

Tudo começou quando um monge da região fez uma visita a Terra Santa e de lá trouxe alguma terra que despejou no cemitério local. Por conta disso o cemitério passou a ser um local altamente desejável para ser enterrado pelos ricos da Bavária. O cemitério foi expandido durante o século XIV por conta da chegada da Peste e o cemitério chegou a receber, no começo do século, cerca de 30.000 corpos. No século XV os mortos de uma guerra também foram enterrados ali. Ou seja, em um pequeno espaço se acumularam dezenas de milhares de corpos rapidamente.

No séc XV foi erguida a Igreja de Todos os Santos, no meio do cemitério, para abrigar os ossos exumados que não cabiam mais nas tumbas e, no início do século XIX, a familia Schwarzenberg contratou um famoso artista chamado František Rint para organizar os ossos ali contidos - cerca de 40.000, no total. O resultado não poderia ser mais curioso e macabro.

Cemitério e a igreja

Entrada

Chocante

Esse lustre central foi contruido usando TODOS os ossos do corpo humano

Altar

Dos dois lados da igreja há essas pilhas de corpos

infindáveis

Estranha forma de cultuar a Deus

Cruz na entrada da igreja

Cálice


Brasão dos Schwarzenberg
Na entrada da Igreja eles te dão um guia em áudio com algumas fotos.

Detalhe do Brasão - corvo devorando a cabeça de um turco

Restaurante V Ruthardce, ponto de parada tradicional com cerveja e pratos deliciosos
Igreja de Santa Barbara, tombada pela UNESCO

Detalhes na igreja
O museu da Alquimia é pequenininho e bobo, mas engraçado.

Essa é a estátua do Golem, um monstro lendário da cultura judaica de praga

Voltando

Tchau Kutna Hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário