06/05/2015

Falar Inglês - parte II - aprimoramento


Muito embora eu tenha falado inglês a beça no Brasil (depois que decidi ser melhor que meu irmão), quando cheguei no Canadá passei algum tempo com medo de falar em público, de falar ao telefone, de participar de alguma discussão.

Passaram-se 3.5 anos desde que chegamos e eu sinto que meu inglês melhorou muito. Não é perfeito, não é sem sotaque, ainda gaguejo muito, erro tempo verbal, me faltam palavras. Tudo isso rola, mas me comunico muito bem, obrigado, trabalhando na área de comunicação.

Algumas coisas que ajudam o inglês a melhorar diariamente:


1. Televisão - veja muita tevê quando estiver em casa. Repita palavras que você ouve pela primeira vez e procure descobrir o que elas significam.

2. Netflix - veja filmes com legendas... em inglês.

3. Atenda as pessoas de telemarketing e faça com que elas te expliquem o que estão vendendo até que você entenda todos os pormenores. Dessa forma você pratica três coisas: o ouvido, a fala e diminui a inibição. Falar ao telefone é um verdadeiro desafio porque você não tem como fazer leitura labial ao mesmo tempo.

4. Converse com canadenses, peça às pessoas próximas que elas te corrijam (canadense normalmente não corrige), pergunte como se fala isso ou aquilo, abuse do small talk em qualquer lugar.

5. Leia jornal, revistas, artigos na internet, quadrinhos, romances, biografias, bulas de remédio. Leia tudo que cair na sua mão. E tenha um dicionário por perto.

6. Tente traduzir músicas em inglês para português e de português para inglês - ajuda muito.

7. Ouça rádio sempre que puder.

8. Ouça podcasts. Se você não sabe o que é eu explico: são programas de rádio para a internet, normalmente temáticos. Existem também antigos programas de rádio na internet para baixar. Bom, aqui uma lista dos meus favoritos:

- The Hitchhiker's Guide to the Galaxy 
é uma série de ficção científica. Hoje em dia pode ser encontrada no formato de livros, série de televisão, filme, revista em quadrinho... mas originalmente foi escrita como uma série para a rádio da BBC.

- Orson Welles - War Of The Worlds
Também ficção científica, essa peca para rádio adaptada do livro homônimo do escritor inglês H. G. Wells é famosa pelo pânico que causou ao ser transmitida ao público americano no Halloween de 1938. Imperdível.

- Serial
Documentário em 12 episódios sobre um crime ocorrido em Baltimore em 1999, quando um menino mulçumano foi acusado e condenado por matar sua ex-namorada. Totalmente viciante, esse podcast é o mais ouvido da América do Norte.

- Invisibilia
Programas sobre temas invisíveis que tangem nossas vidas. Recomendo muito o
"The Secret History of Thoughts".

- This American Life
Um programa antigo de rádio, de Chicago, que também é podcast. Em cada programa eles abordam um tema diferente, como sonhos, educação, espiões, vida selvagem na cidade... os temas são os mais variados e cada programa é dividido em varias partes, normalmente cada parte pode ser ouvida separadamente. Um dos programas que ouvi recentemente, "423: The Invention of Money" fala, dentre outras coisas, do Plano Real. Muito legal de ouvir.

- Savage Lovecast
Dan Savage é um sexólogo americano que responde perguntas sobre amor e sexo. Ele também fala muito de política. Só aviso aos navegantes que ele não têm papas na língua e o programa não é bipado.

- Star Talk
Programa do astrofísico Neil Degrasse Tyson sobre... ciência em geral, na verdade. Ele explica fisica pra gente, sabe? usando comédia. Então é muito divertido.

É isso. Bom inglês procês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário