04/04/2015

Pequena crônica sobre racismo velado (mas nem tanto)

Eu estava com uma colega de trabalho, certa vez, e começamos a conversar sobre o planejamento urbano de Toronto. A cidade, embora grande, parece ter um certo ar de cidade média, ou mesmo pequena, por conta da grande quantidade de casas e pequena quantidade de edifícios. Mas isso está mudando rapidamente por conta da construção de mais e mais arranha-céus (diga-se de passagem - a maioria horríveis). Conversávamos sobre uma área específica da cidade onde há uma loja muito famosa chamada Honest Ed's que será fechada em breve, pois o dono faleceu e a familia não quis assumir. O terreno onde está a loja é imenso e nele serão construídos restaurantes, escritórios, condo's e prédios com apartamentos para aluguel.



Pois é, aqui existem prédios em que todos os apartamentos são alugados e esse tipo de edifício atrai imigrantes recém-chegados, o que, segundo minha colega, era preocupante.

"por quê?" eu perguntei, embora eu soubesse que é porque é foda esse monte de "imigrante sujo"  que está invadindo Toronto. Eu vi esse pensamento se formando na cabeça dela.

Daí ela mandou essa:

- Não querendo falar mal, mas imigrante chega aqui, não respeita nada, não fala inglês, sai fazendo sujeira e destruindo a propriedade dos outros....

E ela me olhava com um olhar que um pouco se desculpava (não você que é limpinha), um pouco procurava em mim uma cumplicidade naquele discurso (porque, afinal, eu sou limpinha).

E ela continuou, falando como os imigrantes chegavam e, porque a comida aqui é cara mesmo, eles começavam a plantar comida nas varandas e isso destruia as varandas que, de tempos em tempos, tinham que ser derrubadas e reconstruídas.


Esse aí tem a maior cara que ta destruindo o modo de vida canadense
e a propriedade alheia, claro!

- Mas o que é que têm as plantas a ver com a destruição de varandas?

- É que esse pessoal fica jogando água nas plantas e essa água entra no concreto, congela e destrói as varandas.

- Mas como é que a água congela se não dá pra plantar no inverno? E como é que a água cai no chão, se tudo é plantado em containers?

- Você realmente acha que eles vão lá na Home Depot comprar o container certo pra fazer horta? Esse pessoal não respeita nada! Eles pegam lata, balde, caixa de ovo, qualquer coisa, e saem plantando! E se acham muito espertos! E depois as varandas caem e quem paga por isso?

Ahhhh! Esses imigrantes não prestam mesmo.

Se você se pergunta da minha reação... bom eu ria.
Fazer o quê?

Depois dessa conversa ela me perguntou sobre o que eu ia fazer no final de semana.
Infelizmente eu tive que mentir.

A verdade é que eu e mais duas imigrantes sujas íamos fazer um workshop sobre como fazer hortas urbanas em containers e em pequenos espaços.... como varandas em edifícios altos.


Esses containers são meus... :P





Só um adendo: dos 20 inscritos no curso apenas eu e minhas amigas éramos imigrantes. O resto tudo canadense - quase todos brancos.

Só rindo

Um comentário: