23/10/2014

Viagem à Europa - parte 1 - arrumando a mochila

Acabo de voltar da minha segunda viagem à Europa. Fui pela primeira vez 14 anos atrás, sozinha, e fiz um mochilão maravilhoso de 3 meses pelo Oeste europeu (Portugal, Espanha, França, Dinamarca e mais um monte de países incríveis).

Sempre imaginei que logo logo iria voltar, mas os anos foram se passando e nunca rolou.
D. Mari sempre sonhou em conhecer a Europa, mas nunca teve a oportunidade de ir até que, finalmente, conseguimos guardar a grana necessária e planejamos viajar no começo do ano.



Países por onde passei no outono de 2000

Engraçado que o percurso que D.Mari queria fazer era completamente diferente do percurso que eu tinha feito antes - ela estava mais interessada no Leste Europeu e em ir visitar amigos em Londres - lugares que nunca fui. Então, de repeteco, só teve Berlim.

Compramos as passagens pela Iceland Air, que permite que você passe alguns dias na Islandia, onde fica o hub da empresa, sem custo adicional. Pagamos passagens internas pela Europa, reservamos quartos pelo airbnb, compramos duas mochilas sensacionais para viagens de bike (tínhamos quase uma semana programada descendo o rio Danubio) e, quando estávamos com tudo pronto e planejado, D. Mari sofreu uma lesão nas costas e tivemos que adiar e cancelar tudo. Foi chato E caro. Mas, felizmente, conseguimos remarcar nossa viagem e, no dia 15 de setembro, pegamos nosso voo.

Quero ver se me obrigo a falar um pouco sobre cada um dos países por onde passamos.
Foram eles:

CROÁCIA, HUNGRIA, ESLOVÁQUIA, REP. TCHECA, ALEMANHA, INGLATERRA E ISLANDIA.


Países por onde passamos no outono de 2014



Antes da viagem, decidimos que iríamos viajar o mais leve que pudéssemos, então cada uma de nós carregou apenas uma mochila de 30 L e mais uma mochila / bolsa a tira colo para coisinhas que precisássemos ter à mão. Dessa forma, não teríamos que despachar malas e nos movimentar entre um lugar e outro seria muito mais fácil. Passamos algum tempo pesquisando na internet dicas de como viajar leve e encontrei muita coisa principalmente em inglês. Então, na noite anterior da viagem, já exausta, decidi que eu ia fazer um vídeozinho em português, explicando como eu tinha feito a minha mala. Não reparem em como é tosco, por favor.




(não dizem por aí que em casa de ferreiro o espeto é de pau?, pois é)


Outra coisa que procurei muito foi uma listagem do que levar. Achei algumas, mas perdi os links. Vou deixar aqui a minha:

ROUPAS ETC

1 calça jeans
1 calça preta
1 calça para dormir / exercitar
1 short jeans
1 saia short (que eu usei duas vezes, podia não ter levado)
1 short de praia / exercício / dormir
2 cintos (podia ter levado um só)

3 camisas e camisetas de manga
1 camiseta sem manga
3 camisetas mais arrumadas

6 calçinhas
2 soutiens
1 bikini 
1 kanga

3 pares de meias
1 meia calça
1 par de luvas de algodão
1 toca de frio
1 cachecol
1 chapéu

1 suéter
1 capa de chuva
1 casaco de frio

1 par de chinelos
2 pares de tênis (podia ter levado só um, mas achei que meu de corrida não fosse funcionar no frio)

NA NECESSAIRE

Shampoo + condicionador
Desodorante
Sabonete
Filtro Solar
Filtro para a boca
Gillete + pinça + cortador de unha

Pente
Elásticos de cabelo
FALTOU: Hidratante
Remédios variados


ACESSÓRIOS

Óculos escuros
Óculos de grau
Relógio de pulso
Lanterna de cabeça (não vivo sem)
Bola de exercícios de fisioterapia
2 livros (o mais grosso era tao ruim que larguei em algum lugar com um aviso - nao leia)
Tablet
Máquina fotográfica
(D. Mari levou o celular dela que é smart enquanto o meu é stupid)
Mini tripé (que é muito ruim e, no fim, não usamos)
Sacos plásticos variados
Cordelete (que não usei, mas nao me arrependo)
Elásticos variados (que usei)
Tapa-olho
Cadeado (que acabei não precisando usar)

Caderneta + caneta para anotações rápidas
Carteira
Passaporte
Bolsa preta

Mochila de 30 litros

----

Ao final da viagem posso dizer que não tive muitos arrependimentos com minhas escolhas. Acho que podia ter levado um pouco menos de coisas, pois a mala teria ficado mais vazia e fácil de transportar. Gostaria de ter levado mais uma mochilinha para o dia a dia, pois a bolsa acabou ficando pequena e compramos uma mochila barata pra compensar.

A única outra compra que fiz - e não por necessidade, mas porque me apaixonei mesmo, foi um casaco com as cores do arco iris. Ah! E D. Mari comprou um abridor de garrafas logo na primeira cidade, pois não havia possibilidade de prosseguir viagem sem um.


----

Se eu for capaz, escreverei sobre a Croácia em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário