30/10/2014

Viagem à Europa - parte 6 - Parque Nacional de Plitvice

Nosso tuor de praias finalmente chegou ao fim. A próxima parada era um parque nacional que vi tipo mil vezes em posts do facebook com aqueles títulos "100 lugares para conhecer antes de morrer".

Eu sinceramente acho um porre esse tipo de lista. O mundo é  muito vasto, muito diverso e a percepção do que é lindo ou imperdível varia de pessoa para pessoa.

Mas as fotos que vimos eram realmente lindas e o Parque Nacional de Plitvice ficava exatamente no caminho para a capital da Croácia, Zagreb. Então não tínhamos dúvidas de que iríamos conhecer o parque.

A viagem de ônibus é bem bacana, passando por vários vilarejos com castelos nos altos das montanhas. Novamente queríamos ter um carro para parar naqueles cantos lindos, mas vai ter que ficar para a próxima.

Uma coisa que tenho que dizer sobre ônibus e centros de informação na Croácia: não confie em nada que te dizem. As informações dependem de quem está dando. E muitas vezes as pessoas nos centros de informações estão mais interessadas nos seus facebooks do que em falar com você. Dito isso, nosso ônibus levou 1 hora mais do que o esperado para chegar em Plitvice e isso fez grande diferença. 

Nosso plano era sair cedo de Split, chegar no começinho da tarde em Plitvice, passar o dia lá e pegar um ônibus à noite para Zagreb. Só que chegamos tarde e, uma vez lá, fomos informadas que o tal ônibus com o qual contávamos não existia e o último passaria ao final da tarde. Ou seja, tínhamos mais ou menos 4 horas para explorar o parque todo. Então a visita foi corrida.

Obviamente, enquanto esperávamos o ônibus ao final do passeio, descobrimos que havia uns "taxis" (vans) que faziam o mesmo caminho que o ônibus cobrando um pouco mais (tipo, 3/4 dolares a mais). Eles param na frente do ponto de ônibus e ficam lá te atentando... Não pegamos porque achávamos que o ônibus seria MUITO mais barato, mas nem foi. #ficaadica

Bom, na entrada do parque, que fica em um estacionamento, você pode deixar as malas por alguns dólares. Depois você compra o ingresso e eles te dão dicas de qual trilha dá para fazer na quantidade de horas que você tem. 

E por último, uma vez lá, o parque é IM-PER-DI-VEL. 
Tipo, um daquels lugares que você tem que ir antes de morrer! 

:P

O parque fioca entre Split e Zagreb

A estrada é uma fofura

Algumas rotas do parque

Você caminha do lado dessa água sensacional

Infelizmente não se pode nadar para que a água se preserve assim

E aos poucos a água vai tomando conta de toda a paisagem

Paisagem incrível sem a gente

Paisagem incrível com a gente :)

Muita felicidade


Parece que você está dentro de um conto de fadas

Ne não?

Agua pra todo lado

Conhecemos esse casal de brasileiros no ônibus. Gente boníssima.
O menino pediu a menina em casamento aí, nesse momento que D. Mari registrou.
Perdemos o contato com eles e, por isso, não pudemos mandar a foto.
Quem sabe eles não aparecem por aqui?

O caminho é todo assim, por cima dágua.

tipo incrível

No final pegamos um barquinho pra ver o outro lado que, infelizmente,
estava fechado por conta do grande volume de água.

Aquela noite fomos para Zagreb, nossa última parada na Croácia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário