24/02/2012

Life Drawing em Toronto

Quando eu era nova (agora sou velha) fiz um curso de desenho no Parque Lage. Foi a primeira vez na vida que tive contato com o desenho de modelos vivos. Foi uma grande descoberta, isso de desenhar o corpo humano. Mais tarde cursei um semestre do Curso de Propaganda e Marketing da Universidade Mackenzie, em São Paulo, e tínhamos aulas de desenho duas vezes por semana, muitas vezes com modelos vivos. Eu amava. Passava a semana inteira ansiosa pela próxima aula.
Infelizmente, depois dessas duas experiências, nunca mais tive essa oportunidade. Cheguei mesmo a me fotografar nua para tentar ter algum modelo, mas não deu muito certo. A vida tomou outros rumos e eu não virei artista plástica. Mas morria de saudades.
Tempos depois, meu irmão, que tinha acabado de se mudar para NY, descobriu por lá umas sessões de desenho de modelo vivo, um tal de Drink and Draw. A idéia é pagar uma pequena taxa (de 15 dólares) e você tem em troca 2 horas de desenho de um modelo vivo e cerveja liberada. Ele imediatamente se viciou e de tanto freqüentar começou a desenhar muito, muito bem e a postar os desenhos na internet.
Eu morria de inveja, pra falar a verdade, e quando fui à NY visitá-lo fiz questão de ir no tal Drink and Draw. Obviamente me amarrei e, chegando em Toronto, fiquei me perguntando se não havia algo do tipo por aqui.
Pois bem, entrando em uma das muitas lojas de arte, perguntei ao balconista sobre esse tipo de curso e ele me deu um panfleto do curso aberto do Hotel Gladstone. Demorei a ir, pois que trabalho quartas à noite (e o curso funciona de 8 às 10pm), mas tive a oportunidade essa semana e quase derreti de felicidade.
O Hotel Gladstone tem um bar super bacana e uma sala de teatro/cinema no primeiro andar onde, vira e mexe, há exposições, mostras de cinema e coisa e tal. Cheguei um pouco adiantada para ter certeza que teria lugar. A sala era muito mais confortável do que a que eu tinha ido em NY, ampla e com mesas e cadeiras suficientes. Sentei na segunda fila, pois como não desenho há quase 15 anos, estava morrendo de vergonha. A modelo era gordinha e eu nunca tinha desenhado gordinhas, o que foi um desafio à parte. As primeiras poses foram de pouquíssimos minutos, como que para esquentar, e as mais longas tiveram 10 minutos (o que também não é lá tanto tempo), mas deu pra brincar. 

Como eu disse, não me julguem, fiquei muito tempo sem desenhar...

O pagamento de 8.00CAD você faz ao final e alguns engraçadinhos saem de fininho no meio dos intervalos para não pagar (acho uma sacanagem sem tamanho). Um dos engraçadinhos, porém, me contou que em Toronto existem muitos lugares como aquele (e eu imagino que ele seja persona non grata em alguns). Acabei de pesquisar e descobri que existem, mesmo, muitos lugares onde você pode desenhar modelos vivos por uma pequena taxa. Aliás, há inclusive algumas sessões temáticas, como desenho vivo para cartunistas e desenho de poses bondage, que quero SUPER ir.
Além desses express drawing sessions, há cursos mais alongados de artes super acessíveis, é só dar uma pesquisada.
Abaixo, uma breve listagem de lugares que descobri agorinha mesmo e que pretendo ir quando tiver oportunidade:
Centennial College
Sessões de desenho toda quarta feira, de 6-9pm.
Preço: 8 CAD.
http://www.centennialcollege.ca/thecentre/openlife
Central Connection
Sessões toda segunda feira, de 6:30-9:30
Há semanas com modelos nus e semanas com modelos vestidos.
Preço: 10 CAD.
Quem for tem que chegar um pouco antes para ajudar a montar o estúdio.
http://www.centralconnection.ca
Toronto East Community Art Program
Terças de 7-9pm. gratuito, mas tem que registrar
Cada sessão tem um modelo masculino e um feminino.
http://www.tecap.org/12.html
The Toronto Heliconian Group
Todas as segundas de setembro até meados de junho
de 10-12am para poses rápidas e de 1-3pm para mais demoradas
Preço: 6 CAD para cada sessão
http://heliconianclub.org/about/happenings/sketchgroup/
Toronto Cartoonists Workshop
Todas as terças a partir de 13 de março de 7-10pm
As poses duram de 2-30 minutos e os modelos podem estar nus ou vestidos.
Preço: 15 CAD por sessão
http://cartoonistsworkshop.com/wordpress/shop/openlifedrawing
Life Drawing with Edge
Toda segunda terça-feira do mês, de 7:30-10:30. Pedem que se chegue antes.
Desenho de poses eróticas e bondage, para maiores de 18 anos.
Preço: 20 CAD por sessão ou 50 CAD por 3 sessões
http://thekeyholesessions.com/about/attendee-info
Gladstone Hotel
Toda quarta-feira de 8-10pm
Alega ser a aula aberta de desenho mais antiga de Toronto. O hotel sempre tem, também, bons eventos. Vale a pena conhecer.
Preço: 8 CAD
http://www.gladstonehotel.com/events/event-listings/todays-events
Artists 25
Vários horários. Modelos vestidos.
Preço: 8 CAD por sessão
Terças: 7:30 to 10:00 p.m. Desenho de gestos e poses rápidas.
Quintas: 7:30 to 10:00 p.m. Roupas e retratos.
Sextas: 7:30 to 10:00 p.m. Desenho livre
Sábados: 10:00 to 12:30 am e 1:30 to 4:00 p.m. desenho livre
http://www.artists25.ca/index.php?pr=Studio_Sessions
Lembre-se de levar seu próprio material de desenho e divirta-se!

Um comentário:

  1. Que maneiro! Continue o belo trabalho... importante é a prática.
    Bjs.

    ResponderExcluir