07/02/2012

Serviços para imigrantes em T.O.

Estou distante deste blog pois a vida anda corrida. Não necessariamente ainda da forma como gostaria. Ainda não estou trabalhando na minha área. Estou no meu survival job, mas Dona Mari está dando os primeiros passos no nosso mercado de trabalho (edição para TV e Cinema) o que já é muito positivo.

E na correria de trabalho, curtir um pouco a vida aqui e montar casa (estamos sempre aprimorando, bagunçando e arrumando) acabei deixando isso aqui de lado. Resolvi então colocar algumas informações que podem ajudar aqueles que pensam em vir para Toronto como nós.

Serviços para Imigrantes

Toronto, assim como outras cidades/províncias no Canadá, oferece uma gama de serviços que podem ajudar o imigrante. Nem todos os serviços são bons, mas eles existem.

Normalmente, no Landing, eles fazem uma entrevista com quem chega e entregam apostilas de orientação como essa:





Nela vc encontra respostas para as perguntas mais imediatas como direitos e obrigações de quem aluga apartamento, onde ficam localizados os comunity centers, bibliotecas, serviços de saúde, ajuda para procurar trabalho etc. No nosso caso, nunca recebemos esse livro. Provavelmente porque chegamos em Toronto mas fomos morar em Vancouver e lá não sei se alguém recebe um livro desses ou não. Fomos conseguir uma copia quando visitamos o YMCA.

No YMCA eles nos deram uma lista de lugares em T.O. onde poderíamos fazer cursos gratuitos para imigrantes. Eles Tb oferecem um serviço de classificação de nível de inglês que eu e Mari acabamos por não fazer. Eles também oferecem alguns workshops. Fizemos um de mercado de trabalho.  Na minha opinião é pura perda de tempo. Foi horrível, apresentação de slides bestas e “professor”lendo. Nada de interessante, mas serviu para fazermos nosso primeiro amigo em Toronto. Ele estava, como eu, muito aborrecido com o workshop. Fomos tomar um café juntos e acabamos descobrindo que aquele dentista argelino tinha tudo a ver com a gente (menos a cerveja).

No nosso caso, decidimos começar um curso chamado “Customer Services” (atendimento ao cliente) no Skills forChange.  Esse tipo de curso serve como uma introdução ao mercado de trabalho e também como uma primeira experiência canadense.  Funciona assim: você vai até um desses centros de atendimento e faz uma prova de nivelamento em inglês (se vc já tiver feito o do YMCA é só mostrar o resultado). Depois eles te dão uma lista de cursos oferecidos. Tem um pouco de tudo, cursos de busca de trabalho e formatação de currículo, cursos de engenharia adaptada a padrões canadenses, cursos de inglês e Francês... um pouco de tudo. Como tínhamos acabado de perder o começo do curso de currículo etc., nos inscrevemos no de Customer Services.

Minha avaliação específica sobre o curso oferecido pelo Skills For Change:
Tem seu valor. Entrar no mercado de trabalho canadense é um pouco chocante. Principalemtne nesse mercado de survival job: eles esperam que uma pessoa faça o trabalho de 4. No meu caso, por exemplo, que estou trabalhando numa rede de cafés chamada Second Cup, é esperado que nós peguemos os pedidos dos cliente, façamos bebidas incrementadas (capuccinos, lattes, shakes etc.), façamos estoque, limpemos a loja (que deve sempre estar impecável) (se tiver banheiro isso Tb), façamos o caixa, recebamos comida e façamos catering... isso tudo num grupo muito pequeno de pessoas. As vezes apenas uma. É quase trabalho escravo. Ainda por cima pedem que estejamos sempre sorrindo. (a vantagem é que o salário mínimo aqui dá para se sustentar).

Fazendo o curso eu já estava preparada para essa realidade e me ajudou também na entrevista de emprego, pois já sábia o que a minha entrevistadora queria ouvir, foi só repetir o que tinha lido nas apostilas do curso.

De ruim: O curso tem quase 4 meses e toma quase o dia inteiro. As professoras não são preparadas para dar esse tipo de aula. Normalmente são professoras de inglês que “caem”na turma de adultos que querem aprender Customer Services e têm que se adaptar. Uma das professoras passou o tempo todo tratando todo mundo como se fosse criança. O nivelamento da turma é péssimo, então, se vc é nível alto vai ficar frustradíssimo com o nível dos colegas. O curso poderia ter tido um mês apenas e seria o suficiente, mas se prolonga indefinidamente. Por fim, eles fazem muita pressão para que a turma fique até o fim, pois o governo fiscaliza se estão com o numero x de alunos assistindo a aula (acho que são 15 por turma) senão fecham o curso. Assim, do nada.

Alguns outros serviços incluem creche,  computadores, impressoras e telefones para busca de trabalho e moradia e cursos de introdução à cultura canadense.

Dona Mari se inscreveu em outro lugar para fazer workshops de currículo e entrevista para empregos e achou o ambiente mais “profissional”. O lugar é: Carrer Fondation 

O governo de Toronto mantém um ótimo site sobre a cidade, onde vc pode achar muita informação, O www.toronto.ca. O link direto para a parte voltada a New canadians é: http://www1.toronto.ca/wps/portal/toronto/landing?vgnextoid=d4851b3cf98d1310VgnVCM1000003dd60f89RCRD

Super recomendo.

Por último, nos centros de atendimento ao imigrante, bibliotecas, estações de metrô você pode encontrar revistas gratuitas voltadas para esse público com matérias sobre trabalho, vida, adaptação, moradia e histórias de imigrantes vitoriosos. Tem seu valor e a gente vez por outra trás pra casa.



Bom, depois escrevo mais.
Beijo da gorda.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário