10/02/2012

Small talk



Outro dia eu estava andando e street car e falando ao telefone com Dona Mari. Assim que desliguei o telefone, faltnando um ponto para eu descer, uma menina me cutuca e pergunta: Você é brasileira. No que respondo que sim ela me diz que está em Toronto há 2 meses e pensa em se mudar pra cá. Quer dicas. Como não podia conversar dei pra ela meu cartão e trocamos alguns emails.

Achei que era válido compartilhar os dois primeiros deles, pois sei que são coisas que todo mundo se pergunta.


Email de perguntas 

Olá Bárbara... tudo jóia?
Eu sou a Evellyn... falei com você dentro do street car, sobre morar em Toronto rs...
Eu vim pra cá pra Toronto, pra estudar inglês mesmo, durante dois meses. E acabou que me interessei muito em vir pra morar, estudar... viver aqui. Eu estava cursando Direito no Brasil, fiz 2 anos, mas estou querendo mudar e estava pensando em vir pra trabalhar e cursar uma faculdade aqui. dentro de um ano,6 meses, não sei, voltar pra cá.
Você está aqui há quanto tempo? O que está achando? Trabalhar, ter profissão aqui pra brasileiro, como funciona? É difícil? Cidadania? 
Se pudesse me dar umas dicas, me contar sobre aqui, eu agradeceria muito!
Fico aguardando.

Email de respostas


Oi Evellyn.

Tudo bem?
Entao, vou falar um pouco rapidamente, mas a gente pode seguir trocando informação.
Eu imigrei legalmente para o canada. Fiz um processo chamado skilled work permit, que é um processo longo. Vc aplica se tiver uma das profissoes que o canada precisa, tem que provar experiencia na area, proficiencia em ingles, se vier com familia ganha uns pontos nisso tb, se ja morou trabalou/estudou no canada tb. A boa noticia é que uma vez aqui eu sou residente permanente. Tenho todos os direitos canadenses, inclusive seguridade social, menos o poder de voto. Depois de 3 anos posso aplicar pela cidadania e ter o passaporte e direito de votar e  ser votada.

O ruim é que as portas estao cada vez mais se fechando e a lista de profissoes esta cada vez menor.
O que a galera ta fazendo é vir com um visto misto de trabalho e estudo e, depois de 1 ano estudando e 2 trabalhando (acho), eles pedem um visto de residente que pode ou nao chegar.

Com relacao a trabalho: é um pouco dificil dependendo da area. Na sua area imagino que seria mais valido vir estudar aqui, pois lei é diferente de pais pra pais e ele nunca vao reconhecer seu diploma. Entao, se vc estudar aqui tem uma chance de fazer estagio e se empregar na sua área. Caso contrário vc tem grandes chances de acabar num sub-emprego.

Aqui em toronto, no cafe que trabalho, quase todo mundo é brasileiro. Muitos largaram suas profissoes no brasil e viraram baristas. Um dos meus colegas, inclusive, é advogado. Eu acho um pouco de perda de tempo, porque é uma vida meio escravisada.

A maioria dos brasileiros que conheço sao garsons, construtores e baristas. Mesmo que tenham formação no brasil ou mesmo experiencia. Muitos dos diplomas brasileiros nao sao reconhecidos aqui.

Se sua ideia é so dar um tempo, aprender ingles e se divertir um pouco OU trazer sua vida pra ca fazendo toda a faculdade e se tornando uma advogada canadenses, acho que o visto de trabalho/estudo é super valido.

Sobre a cidade em si:
Sou bem nova aqui tb, mas antes do inverno chegar essa cidade estava SUPER vibrante. Havia festivais de rua todo final de semana, exposiçoes abertas de arte, festas, show na praça... Tava uma delicia e eu me amarrei. Confesso que o inverno me fez ficar um pouco caida e tristinha, mas parece que faz parte. Mesmo pq a cidade fica um pouco adormecida. Mas estou ansiosa pra ver o verao que todos dizem ser o maximo.

Bom, tenho que ir. Espero que esse email te ajude, de alguma forma.

Um grande abraço,
Barbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário