13/02/2012

Procurando apartamento

Quando chegamos a Toronto não tínhamos muita idéia da cidade, onde morar, nem sobre quais seriam os preços reais de aluguel. Havíamos feito uma pesquisa anterior, claro, sobre bairros e preços, mas quando você chega na cidade a realidade é sempre muito diferente do que você espera.
A primeira coisa que eu e D.Mari queríamos era viver próximo ao centro. Mas, o que é o centro, exatamente? Toronto tem um zilhão de micro-bairros e, antes de você começar a conhecer a cidade, fica difícil saber o que é o que.


Onde é o Centro, caramba?
Às vezes um bairro é praticamente só uma rua, às vezes é gigante. Depois mesmo de alugarmos nosso apartamento demoramos um tempo pra saber em que bairro estávamos. E isso não é um sentimento incomum.
mapa dos bairros


Para descomplicar nossa vida, decidimos que o centro fica onde fica a Universidade de Toronto e não nos enganamos muito. É mais ou menos isso mesmo. Considerando que o CN Tower (ou Pitoco, como D.Mari gosta de chamar) marca o sul de Downtown.
Aqui vc encontra um guia que ajuda muito a entender os bairros. De qualquer forma, acho seguro pensar que o centro gira em torno dos cruzamentos entre as duas linhas de metrô.
O mapa do metrô. Considero o centro sendo próximo ao U.

Ainda em NY começamos a pesquisar tanto apartamentos quanto quartos para alugar e já marcamos de ver alguns lugares. Os principais sites que usamos na busca foram: Craigslist e o Easy Roommate
Bed bug
Antes mesmo de ligar para marcar de ver um apto, colocávamos o endereço no http://bedbugregistry.com/. Para quem não sabe o que é bed bug: é percevejo, um bicho que mora em camas e te devora à noite. É uma praga na América do Norte e pode causar muitos problemas porque é difícil se livrar deles uma vez que você entre em contato. Então é sempre bom saber se o prédio que você vai morar tem ou não uma infestação. E o BedBug Registry tem relatos de quem sofreu com a praga, onde, e como foi a reação dos administradores do prédio a respeito do assunto.
Mapa da infestação em Toronto

Nossa busca
Chegando aqui tínhamos 4 dias assegurados num hostel e mais nada. Uma correria louca para acharmos algum lugar. Esperávamos conseguir um quarto e sala não longe do centro por uns 800-900 CAD e efetivamente achamos alguns lugares nesse preço. Os problemas? A maioria é infestada de bed bug. E os apartamentos que não eram pediam fiador.
Como no Brasil, aqui em Toronto se pede fiador na hora de alugar. Caso você não tenha (e você não tem porque não conhece ninguém na cidade ainda) eles pedem depósito do primeiro e último mês de aluguel e um credit history check, ou seja, eles pedem para analisar sua vida financeira nos últimos meses: se você está com o nome limpo, se deve alguma coisa, se atrasa ou não o pagamento de contas... Bom, se você acabou de chegar nem tem conta ainda (ou mesmo que tenha, ainda não tem um histórico), fica difícil. Então, depois de vermos alguns lugares, descobrimos que alugar um apartamento seria mais difícil do que pensávamos. E alugar quarto seria, sempre, uma opção temporária, pois não queríamos mais viver na casa de ninguém (passamos o último ano e meio de casa em casa).
Acabamos abrindo um pouco mais a carteira e a cabeça e saímos do centro. Viemos parar no que hoje sei que é o Swansea, ou lago dos cisnes... :), morando no basement (ou porão) de um prédio familiar.


Aqui no Swansea tem cisne pacas. Nem no inverno eles vão embora.


Viemos para cá porque a dona do prédio foi com a nossa cara e confiou em nós. Posteriormente descobrimos que muita gente acaba em basements em casas e prédios familiares pelo mesmo motivo – falta de papéis. De qualquer forma assinamos um contrato de um ano e pagamos adiantado o primeiro e o último meses. 


Nossa janela é essa atras da árvore
Pontos a favor: Nosso apartamento é um basement com janelas grandes, ou seja, não é escuro como a maioria, quarto, sala, cozinha grandes. Um belo apartamento. Ficamos do lado do High Park e do Lake Shore, então é um lugar lindo. O apto é todo reformado, atrás da casa tem um laguinho que congela (ou deveria) no inverno e dá(ria) para patinar. A 7 minutos de casa fica o street car, que é 24 horas e em frente de casa passa um ônibus que leva para o metrô em 9 minutos. Dá para ir andando também, mas são uns bons 23 minutos de subida. No prédio tem uma lavanderia que pagamos barato pra usar. O aluguel é mais caro do que imaginávamos (1.100,00 CAD) mas é ok, se vc pensar no tamanho do apto e que é pra duas pessoas. 






Street Car na Queensway, ao lado de casa.
High Park


Lake Shore


Lago Ontario parece praia mesmo
Pontos fracos: Não é absolutamente no centro. Daqui pro centro de Street car são uns 40/50 minutos e de metrô+ônibus outros 30/40 minutos. É um lugar puramente residencial e a única lojinha de conveniência fica aberta somente até as 21h. Pra ir no mercado temos que andar até a Bloor St (23 minutos, ou pegar o ônibus, ou o street car). Mas, se tivéssemos um carro, tudo no mundo ficaria a, no máximo, uns 15 minutos de distância.
Mapa do TTC
O prédio é familiar e a dona (que nós chamamos ela de Dona Cocota) é bem intrometida. Embora pela lei não sejamos obrigadas a deixá-la entrar em casa sem um aviso de 24 horas de antecedência, ela, vira e mexe, bate na nossa porta. Antes era amigavelmente, trazendo comidinhas e para bater papo, mas depois que tivemos uma conversa sobre o aquecimento do prédio a coisa mudou de figura.
Pois é. O aquecimento é toda uma questão para quem mora em basement e é bom perguntar antes de alugar duas coisas: está incluído no aluguel? Qual a temperatura no inverno?
Porque normalmente o aquecimento está incluído. Pela lei a temperatura do apartamento tem que estar a, no mínimo, 21 graus. Mas o nosso fica a 17. Um porre. Vc acorda, maior frio lá fora, cedo, tudo escuro e seu apto a 17 graus é de morrer. Reclamamos educadamente e a dona teve o desplante de dizer que o Canadá é frio mesmo e que a gente tinha que se acostumar, pois aquecer mais o prédio é muito caro. Na hora ainda não sabíamos da lei, mas fomos atrás. Quando batemos com isso na casa dela, ela comprou um aquecedor. Só fomos conseguir um acordo quando ela se comprometeu a pagar a diferença na conta de luz, porque ela se recusa a aumentar a temperatura do prédio. E, desde então, nada de comidinhas na porta. Além disso, temos que avisar se teremos gente nos visitando por mais que 24 horas e pedir permissão para abrigar aqui em casa. Tipo, quando meu irmão veio de férias pra ficar 10 dias entre Natal e Ano Novo e eu falei com a Dona Cocota, ela disse: “It’s ok, he can come”. Como poderia dizer: "Sorry, I don't like the idea". E, última desvantagem: não podemos sublocar (essa é talvez a pior parte para duas viageiras como nós. Talvez nos mudemos daqui por isso).

Onde queremos morar
Uma amiga britânica que mora aqui há uns 30 anos disse pra D.Mari que, quando você se muda para Toronto, o primeiro bairro em que você chega é decisivo. Se você cair no East Side, vai sempre morar por lá, se cair no West é a mesma coisa. Caímos no West e não queremos sair. (pra entender East e West: a Yonge Street divide a cidade)
Uma vez que não temos mais pressa eu e D.Mari começamos a conhecer os bairros de Toronto devagarinho, procurando os lugares mais bacanas e pesquisando preços. Se decidirmos mudar antes do final do contrato, temos que dar um aviso com 2 meses de antecedência, o que é um saco. E o que dificulta nossa busca.

Little Italy
Bairro fofo. Na verdade toda a College Street é bastante encantadora. Tem comércio, parques, restaurantes, boates, cinemas... uma delicinha. Tem street car 24 horas também. Tem metro. Little Portugal também passa por ali então é tranqüilo comprar produtos brasileiros. Pra completar está do lado do Kensington Market, que é um dos nossos lugares favoritos em Toronto.
Eu e meu brother no Kensington Market
Liberty Village
Bairro meio novo (ta todo em construção), mas que abriga alguns artistas, fica perto das produtoras de vídeo e tem supermercado e academia 24h. É praticamente no centro também.

Queen Street West e arredores
A Queen street é uma paixão. A rua é absolutamente linda, cheia de restaurantes, bares, lojas de arte, decoração, tatoo shops, licour Stores, Comunity Centers, cafés... You name it. Andar na Queen é sempre um prazer e uma descoberta. Além do Street Car 24 horas, é claro, e da proximidade do metrô.
Queen Street West


D.Mari descobrindo uma lojinha de LPs


Tem de tudo na Queen


Roncesvalles Village
Lugarzinho lindo. Aqui perto de casa, do outro lado do High Park tem TUDO o que queríamos pra morar. A rua é uma lindeza, cheia de cafés, livrarias, bares, restaurantes... Jazz toca em todos os lugares. Tem um cineminha barato com cara do grupo Estação. Tem street car fácil. É do lado do High Park e da Lake Shore. Termina na Dundas, onde ficam os negócios brasileiros. Apaixonamos e queremos ir hoje mesmo. Pena que não achamos uma única casa para alugar.


A Roncesvalles é uma fofurinha
Ainda não testamos o cinema, mas que é lindo demais, é.
...

Um comentário:

  1. Hum... bom saber que vocês podem ter a requisição de hóspedes negada. Agora depois do carnaval vamos dar entrada nos vistos americanos e logo na sequência nos vistos canadenses. Está de pé por enquanto o plano de ir a Toronto em agosto. Vou reservar uma grana pro hotel caso dê tudo errado. Bjs
    Daniel

    ResponderExcluir